sexta-feira, dezembro 30, 2005

ABERTURA


Em jeito de editorial:
Um novo blog? Sim e não: Peço a palavra é, de ordinário, fórmula delicada, quiçá a tender para o tímido, de entrar numa discussão. (Do ponto de vista do seu étimo, discussão, antes de significar polémica, exprimia quase o mesmo que análise, distriça e comparação de ideias ou palavras...)
Olho o horizante aproveitando a generosidade dos arcos em ogiva com que o arquitecto quis encher de luz a grande sala do palácio medieval: a cidade fica em baixo, contorcendo-se na estreiteza dos terrenos conquistados ao Lis, na tristeza do urbanismo selvagem dos últimos dois séculos. Memórias da Rainha Santa e do Rei Poeta, uma outro brilhante ilustração de como é possível conseguir, para o bem da grei, óptimos frutos do enlace amoroso quer da santidade quer da poesia, com o do exercício do poder político.
Este blog, que, graças às habilidades do Zé, se meteu na pista do primeiro "peço a palavra", bloqueado por não sei que espécie de amuo, estará habitualmente mais voltado para o exterior, os longes do horizonte que a vista abarca e fazem estremecer a alma do cidadão.
Deixa-se para RESISTÊNCIA o que possa ser desejo de partilha: a contemplação do mundo, não já através dos janelões da sala, mas afastando as cortinas que escondem tantas vezes os horiozontes da alma.Não é minha intenção cultivar a polémica, embora reconheça que, em abono do sangue portugês que me corre nasd veias, ela me tenta com certa frequência.
Mas é mais gratificante dispender energias, procurando enriquecer os confrontos verbais puxando pela vrdade que frequentemente se perde no calor das discussões. Tenho, evidentemente bons mestres nas margens do Lis.
Quem sabe se não nos ocuparemos de alguns deles... como quem quer fornecer aos mais novos, algum material.
Um grande abraço para todos os que me visitarem.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cá virei!

10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Consegui encontrar e desta vez muito facilmente.

1:47 da tarde  
Blogger casimiro said...

Que boa surpresa foi encontrá-lo na blogosfera! A seguir ao almoço, estava eu a pesquisar na base de dados das teses da Faculdade de Letras da U. de Coimbra quando tropecei na referência à sua tese de doutoramento - da qual também nunca tinha tido notícia. Então, fui "googlar" para saber mais e logo o descobri autor de dois blogs. Já dei uma olhadela pulando daqui para ali e gostei de ver que está em boa forma. Nunca é tarde para lhe dizer que foi para mim um Mestre e um bom amigo.

3:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home