domingo, abril 23, 2006

OS EQUÍVOCOS DO PADRE JERÓNIMO


A inflação das telenovelas, constitui um sintoma infalível do baixo nível cultural de toda uma nação; e ainda do despudor com que se manipulam as massas, ao serviço da ambição de lucro das grandes empresas.
Mas, por isso mesmo, seria extremamente perigoso ignorar essa realidade: Ignorar sobretudo a persistência com que se tenta lavar o cérebro às pessoas esquematizando problemas complexos, às vezes extremamente graves, propondo soluções simplistas.
Há que estar atentos, não naturalmente para inventar mecanismos de censura; não para impedir seja o que for, mas para saber por onde vai a descaracterização da nossa cultura, pondo assim em risco a sobrevivência da nação (a gens, dos romanos).
É por isso que às vezes desperdiço alguns minutos a acompanhar esses subprodutos das culturas em decadência… que é o que acontece com as culturas ocidentais.

Em dei-te quase tudo, abordam-se entre outras, a questão das sequelas de amores mal vividos, ou instrumentalizados, ao serviço de causas inconfessáveis… e por esse portal entram ódios fratricidas, incestos, assassínios, a burla como vingança.
Tenho andado a ver em que param as danças e contra-danças do incesto de Joana e Rodrigo, que o guionista retrata bem como vítimas de uma enorme quantidade de erros acumulados, incluindo os que brotam da sua própria falta de senso.
E os parentes desfazem-se em iniciativas que possam afastar os dois jovens um do outro, quase com a obsessão de um fantasma que se transforma no protagonista principal, relegando as pessoas para um nível de presença na memória colectiva que facilite a sua rápida eliminação… tal como acontece com Gergory, o homem-barata da Metamorfose.
E é neste universo familiar que surge o Padre Jerónimo, o tio sacerdote ao qual recorre a pobre Joana, que acaba de descobrir que está grávida do próprio irmão.
Não sei se é intencional ou não; mas pode dizer-se que os autores do guião conseguiram criar, nesta figura de padre de mente dualista, dançando entre o pelagianismo e o predestinacionismo, um belo exemplo da tal má consciência.que tanto escandalizava Sartre.
Escrevo estas linhas influenciado pelas intervenções do Padre Jerónimo nos dois últimos episódios de Dei-te quase tudo…
Como pode um tio prescindir da sua condição de sacerdote, quando se trata de ajudar uma sobrinha que recorre a ele precisamente porque é sacerdote?
Será coerente invocar o dever do segredo quando se anda continuamente a violá-lo? Todas as conversas do Padre Jerónimo, após a revelação da sobrinha, levam as pessoas a suspeitar do segredo e do seu conteúdo.
E como se pode invocar a pecaminosidade do incesto para justificar um pecado muitíssimo mais grave?
E será teologicamente correcto afirmar que alguém é filho do pecado? Pode o pecado gerar a vida? Saberá este padre que o pecado é uma noção teológica, isto é, diz respeito às nossas relações com Deus?
Francamente. Padre Jerónimo parece ter andado a ler os teólogos nominalistas onde Lutero foi buscar as estruturas mentais que o impediram de equacionar correctamente o mistério da colaboração da liberdade do homem com a graça de Deus.
E causa-me muita pena que seja precisamente um padre o primeiro personagem deste drama a apontar uma porta de saída que não tem em conta os direitos e o futuro das duas pessoas mais implicadas no drama: a mãe e o filho: é evidente que Padre Jerónimo, ao recomendar o aborto à sobrinha, está empenhado em defender a pele de muita gente, de todos, provavelmente… de todos, menos da sobrinha e do filho que ela traz no ventre.

2 Comments:

Blogger Zé Henrique said...

E o problema é que depois se começa a confudir a realidade com a ficção, não só em relação às posições(ou opiniões?) dos padres, mas também em relação a certos estilos de vida que todos os dias entram em casa...

2:35 da tarde  
Blogger David Nogueira said...

É a silenciosa revolução das mentalidades, que vai criando "consciências comuns" e impingindo ideias. Pena que não sejam as mais acertadas e que, em vez de apontarem caminhos, conduzem a becos... Transcrevo a Valsa da Catrineta que é uma música criada para uma actividade de escuteiros e que reflecte na sociedade em que nos querem tornar (ou será que já somos1?).

VALSA DA CATRINETA

Já que não há quem invente ideais
E nem vontade pouca de querermos mais
Já que não há pachorra para reclamar
E nem a sorte santa d’ alguém nos acordar

Vivam as novas catedrais
e as coisas banais
O que importa é um corpo são
E coisas que não façam mal ao coração

VAMOS TODOS NESTA CATRINETA
COM UMA SANTA NUA, NA PROA, DESCALÇA
VIVA O NOVO MUNDO CLONADO E PROVETA
CALEM, COMAM, DURMAM, MORRAM E DANÇEM A VALSA

Cigarros sem nicotina
Coca-cola sem cafeína
Cerveja sem álcool e coisas de dieta
Tudo o que o ajude a cortar a meta

Cartões de crédito de todas as cores
Glória aos consumidores e aos voyeurs
Viva o Bigbrother viva o Bigshow Sic
Vivam os esquentadores que acendem com um clic!

Já temos a internet e um mundo global
E até nos preocupamos com o mundo ambiental
Já não precisamos de nenhum Messias
Valores, princípios e outras porcarias!!!!!

VAMOS TODOS NESTA CATRINETA
COM UMA SANTA NUA NA PROA DESCALÇA
VIVA O NOVO MUNDO CLONADO E PROVETA
CALEM, COMAM, DURMAM, MORRAM E DANÇEM A VALSA

4:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home