domingo, maio 04, 2008

VOLTANDO À CARGA




Homossexualidade, homofobia e o veneno agressivo das palavras

Volto ao assunto, não por causa dele, mas para fazer coro com um protesto há pouco lançado ao mundo culto e menos culto (finalmente!), mas que me anda na mente desde os meus tempos de estudante, quando lia emocionado a grande lírica grega, no seio da qual se destaca uma mulher cujo génio merecia destino mais lisongeiro na nossa cultura.
Os habitantes da lindíssima ilha de Lesbos – naquele mar Egeu onde se situam tantas reminiscências do nosso passado cultural – levantam finalmente a voz contra o hábito, mais preconceituoso do que científico, de chamar lésbicas às homossexuais: como se a homossexualidade feminina fosse uma característica das naturais daquela ilha.
Claro. Embora a maior parte das pessoas que usa este termo o não saiba, essa designação nasceu do facto de certos estudiosos considerarem homossexual Safo, que viveu na capital daquela ilha – Mitilene – onde tinha uma escola de dança, e dedicou grande parte dos seus poemas a cantar a beleza fascinante das alunas.
Esta classificação da primeira grande figura feminina da poesia lírica ocidental não se fundamenta noutra documentação, para além do que nos resta dos seus belíssimos poemas.
Como leitor de poesia, não me interessa muito saber qual a orietação sexual do poeta; mas acho tão errado – para não dizer injusto – adoptar o nome da pátria de Safo como designativo da homossexualidade feminina, como acharia totalmente disparatado ir, por exemplo, buscar um termo à Academia – a escola onde Platão, pela boca de Sócrates, fala da beleza física dos jovens que o rodeiam – para designar a homossexualidade masculina.
E, já agora, aproveito para pedir aos homessexuais – eles e elas (dingos do meu respeito como qualquer outro ser humano) – que sejam coerentes, também na linguagem: não procurem eufemismos, onde eles próprios afirmam não haver lugar para eles.
E deixem de agredir os que não seguem a sua orientação sexual: de facto vai-se tornando comum o termo de homófobo, para designar os/as heterossexuais. Como se a heterossexualidade fosse uma doença. Esse é, pelo menos, o signifiacdo do termo fobia.