quinta-feira, junho 21, 2007

HUMOR OU IGNORÂNCIA



Tenho visto, porque aquele concurso aparece ali, sem se anunciar, sem pedir licença, também sem grande lógica, a desafiar não sei realmente que público, pois raramente as perguntas têm algum respeito pela categoria das pessoas, dos monumentos ou dos locais mostrados. E menos ainda pelos inquiridos.

Mas ontem, aquilo foi demais: havia uma imagem de Coimbra, e perguntava-se com todo o desplante:
Quem frequentou a Universidade de Coimbra?
a) A Santinha da Ladeira?
b) A Senhora de Fátima?
c) ou Santo António?

Pensei que se tratasse de uma brincadeira, ainda que de mau gosto, com uma cilada a desafiar a cultura geral dos telespectaadores. Mas reparando melhor, quando a cena se apresentou de novo, fiquei com a impressão de que a apresentadora sugeria que respondessem Santo António.
Isto será possivel?
Mas os organizadores do concurso não sabem que Santo António morreu em 1231, enquanto a Universidade, fundada em Lisboa por D. Dinis, em 1290, só chegou a Coimbra em 1308?
Sabem?
Então é bom que se saiba que este concurso não é sério.
Não sabem?
Eu preferia a primeira hipótese. Má, mas menos vergonhosa.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se não fosse sinal de pura ignorância, daria vontade de rir. Mas não dá! porque tratando-se de um concurso transmitido em horário nobre e supostamente dirigido à cultura geral é demasiado sério para fazer rir. Mas, mesmo perguntas bem feitas, mostram que a ignorância, mesmo em coisas básicas, é preocupante. Por exemplo, uma senhora com formação superior não saber as cores das estrelas da bandeira da Europa...

9:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home