quarta-feira, dezembro 20, 2006

SERÁ APENAS UMA QUESTÃO DE PALVRAS?



Era o telejornal... precisamente o programa televisivo que, em qualquer dos canais, me parece menos respeitador da inteligência dos telespectadores: pela descarada confusão entre serviço informativo e propaganda ideológica, pelo desmedido tempo que gasta, ainda por cima semeado de iscos para manter as audiências, pelos erros de linguagem, por tudo...
Era o telejornal, que seguia por acaso, e, mais uma vez, com a infelicidade dos maus encontros:
Apareceu uma reportagem sobre polícias e cães... Cães que andam a ser preparados para a descoberta de droga aqui e acolá... hoje era no metropolitano. E, dizia o jornalista, estavam ainda a ser “formados”.
Cães em fase de formação?!
No português corrente, pelo menos aquele que eu aprendi, havia três palavras da área da promoção do crescimento, digamos assim, dos indivíduos: quando se tratava de pessoas, dizia-se, por ordem crescente de riqueza de conteúdo: educar e formar.
Educar: pela própria etimologia, a palavra significa, ou significava então, conduzir os mais novos, puxar por eles, para que não crescessem apenas como seres biológicos, mas como pessoas capazes de tomarem decisões livres, num determinado contexto civil e religioso.
Formar: ainda que não seja fácil separá-los, o conceito de “formação” acrescentava ao de “educação” a ideia de construção da personalidade. Por isso, enquanto todos diziam de um jovem ainda não adulto que estava em fase de formação, ninguém dizia, por exemplo, que o elefante bébé do circo ia com a mãe porque ainda estava ser formado.
No caso dos animais, sempre ouvi falar de treino; e quando se falava de feras, usava-se a palavra domar. Nunca ouvi dizer que os animais tivessem “educadores” ou “formadores”, mas “treinadores” e “domadores”.
Agora a televisão vem falar-me de cães polícias em fase de formação!
Será apenas uma questão de palavras? Todos sabemos que as alterações da linguagem nunca foram inocentes; também o não são hoje.
Em meu entender as pessoas é que se fomam; os animais treinam-se ou domam-se.
E, como ninguém pensou nunca em considerar pessoa um animal, se usa para ele os termos que se referem a pessoas, é certamente porque perdeu a noção do que significa verdadeiramente ser pessoa: educar, formar e treinar ou domar, é a mesma coisa.
Será influência do futebol?
Realmente, às vezes, ao ver o que se passa no mundo do desporto profissional, somos tentados a pensar que tudo se desumanizou de tal modo, que assim como falamos em treinadores de futebol, também podemos falar de formadores de animais.
O pior é que, no meio disto tudo, quem perde são as pessoas.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Julgo que o 'Verbo' entrou, a todos os níveis num tempo de suspeita.
O pior é que as pessoas acabam primeiro por dizer mal e depois confundem, mais tarde, o que começou por ser um erro com a verdade.

11:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home